O Itamaraty confirmou que uma mulher e um homem do Brasil morreram por causa dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela. O governo brasileiro está ajudando as famílias das vítimas e enviou ajuda humanitária ao país vizinho.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nessa quinta-feira (25) que dois brasileiros uma mulher e um homem morreram em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta (24). Os tremores podem ter deixado milhares de mortos.
- Os terremotos aconteceram na noite de quarta-feira (24), a cerca de 160 km de Caracas, capital da Venezuela.
- O primeiro tremor foi de magnitude 7,2 e o segundo, menos de um minuto depois, de 7,5 o mais forte registrado no país desde 1900.
- O Itamaraty está prestando assistência consular às famílias das vítimas brasileiras.
- A Força Aérea Brasileira enviou um avião com ajuda humanitária, incluindo água, comida e remédios.
- O presidente Lula conversou com a presidente venezuelana e prometeu enviar tudo o que for necessário para ajudar o país.
"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O ministério informa ainda estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", disse a pasta em publicação no X.
Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu área de aproximadamente 160 quilômetros (km) a oeste de Caracas na noite de quarta-feira, seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O terremoto de magnitude 7,5 foi o mais forte da Venezuela desde 1900. O país fica na fronteira entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul e sofreu terremotos devastadores, incluindo um que matou cerca de 30 mil pessoas em 1812.
Um pouco antes do anúncio do Itamaraty, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou o uso de uma aeronave KC-390 Millennium para missão humanitária brasileira à Venezuela com decolagem prevista para às 10h de hoje.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia afirmado ontem que prometeu à presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, o envio de "tudo o que for necessário" ao país.
"Fizemos uma reunião com vários ministros agora. Eu falei com a presidenta Delcy, da Venezuela, de manhã, do carro, para perguntar a ela o que precisava que a gente fizesse, e estamos reunindo vários ministros para mandar tudo o que for necessário: água, bombeiro, defesa civil, comida, remédio", disse Lula, ao discursar em evento de entregas do Programa Terra da Gente em Mato Grosso do Sul.

© Getty Images


