O governo brasileiro descobriu que foram disparados dez alertas de emergência falsos após um possível ataque de hackers. O incidente aconteceu na madrugada de sábado e atingiu milhões de pessoas em todo o país. A suspeita é que os invasores usaram o sistema da Defesa Civil para enviar mensagens de pânico. A Polícia Federal vai investigar o caso.
O governo já identificou dez alertas falsos que foram enviados durante um possível ataque de hackers na madrugada deste sábado, 20 de junho. O anúncio foi feito pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.
De acordo com Wolff, as primeiras pistas mostram que um dos alertas foi enviado do estado do Paraná. Ele explicou que o sistema tem regras para evitar que um usuário de um estado envie alertas para outros lugares.
- Dez alertas falsos foram enviados para milhões de brasileiros.
- Um dos alertas partiu do Paraná, mas o sistema tem regras para evitar isso.
- Nove alertas foram enviados por um sistema chamado Cell Broadcast e um por SMS.
- As mensagens continham a palavra 'misantropia', que significa aversão à humanidade.
- A Polícia Federal vai investigar o caso.
Wolff disse: 'A princípio, se não me engano, o primeiro alerta foi dado do Paraná. Só que dentro do nosso sistema tem uma regra. Quem está no Paraná, cadastrado no Paraná, só consegue dar alerta para o estado do Paraná. Ele jamais conseguiria dar alerta para outros estados'.
O secretário também disse que, até agora, a investigação mostra que nove dos alertas foram enviados pelo sistema Cell Broadcast e um por SMS.
Como foi o ataque
Na madrugada deste sábado, moradores de vários estados receberam um falso Alerta Extremo pela plataforma Defesa Civil Alerta. A mensagem tinha a palavra 'misantropia', que significa aversão à humanidade. Segundo Wolff, os alertas chegaram a milhões de brasileiros em várias regiões do país.
A Defesa Civil Nacional disse, em nota, que a plataforma foi tirada do ar por volta de 1h30 da manhã depois do ataque hacker. O caso será investigado pela Polícia Federal.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, vai acionar a Polícia Federal e tomar as providências para religar o sistema o mais rápido possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.

Sistema de alerta da Defesa Civil


