O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo estão participando de reuniões de coordenação para organizar o resgate na Venezuela após o terremoto. Um novo grupo de ajuda vai embarcar neste domingo com mais equipes e equipamentos de tecnologia.
Integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de São Paulo participaram de reuniões de coordenação operacional que organizam os resgates na Venezuela. Os encontros ocorrem junto à coordenação internacional para atualizar o mapa da tragédia. O objetivo é definir as áreas prioritárias de busca e garantir o entrosamento das equipes de salvamento.
- A Defesa Civil e os Bombeiros de SP estão na Venezuela ajudando no resgate após o terremoto.
- Eles participam de reuniões com equipes de outros países para decidir onde procurar primeiro.
- No domingo, um novo grupo de 16 bombeiros e um especialista em Defesa Civil vai para a Venezuela.
- Eles levarão geradores de energia e internet via satélite para ajudar no trabalho de resgate.
- O governo de São Paulo quer ajudar a salvar vidas e mostrar a experiência do estado em desastres.
O contingente paulista, formado por especialistas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, já estabeleceu base operacional. Os profissionais seguem protocolos internacionais utilizados em grandes desastres, atuando de forma integrada com equipes de outros países nas ações de busca e resgate, avaliação de áreas afetadas e apoio humanitário à população atingida.
Reforço na missão
A participação de São Paulo na missão reforça a experiência acumulada pelo Estado em operações de proteção e defesa civil de alta complexidade. Além do efetivo especializado, a delegação paulista contribui com expertise em coordenação operacional, gestão de emergências, análise de informações e suporte tecnológico. Essas capacidades são essenciais para subsidiar a tomada de decisões e ampliar a eficiência das ações voltadas à preservação de vidas.
Próximos passos
Neste domingo (28), o Governo do Estado de São Paulo enviará uma nova delegação para reforçar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela. O contingente será composto por 16 bombeiros militares especializados em busca e salvamento em estruturas colapsadas e um integrante da Defesa Civil Estadual. Também serão encaminhados dois geradores de energia e um equipamento de internet satelital, ampliando a capacidade operacional, logística e de comunicações da missão. O reforço permitirá maior autonomia das equipes em campo e contribuirá para o atendimento à população afetada pelo terremoto.

Governo de São Paulo prevê o envio de novas equipes de apoio e equipamentos para reforçar a missão de ajuda humanitária na Venezuela. Foto: Divulgação/Governo de SP


