25 de junho de 2026

?? ºC São Paulo - SP
?? ºC Salvador - BA
?? ºC Cuiabá - MT

Governo de SP manda ajuda para vítimas de terremoto na Venezuela

Geral Venezuela 25/06/2026 19:33 Vanessa Selicani - Agência SP agenciasp.sp.gov.br

Uma equipe com bombeiros, médicos e cães farejadores foi enviada pelo governo de São Paulo para ajudar nas buscas por sobreviventes do terremoto que atingiu a Venezuela. A missão faz parte de um esforço brasileiro que reúne profissionais de vários estados.

O Governo do Estado de São Paulo vai enviar uma equipe especializada para participar da missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela. O objetivo é apoiar o trabalho de resposta ao terremoto que atingiu o país.

A equipe paulista terá 11 bombeiros militares, um agente da Defesa Civil do Estado, dois médicos militares e um cão farejador. Todos são treinados em operações de busca e salvamento em estruturas que desabaram, seguindo regras internacionais para atuar em desastres. O grupo deve embarcar na manhã desta sexta-feira (26).

  • A missão deve durar 15 dias e vai buscar vítimas soterradas nos escombros.
  • O time usa equipamentos especiais e cães farejadores para encontrar pessoas com vida.
  • Além de São Paulo, bombeiros de Minas Gerais e Paraná também participam da ajuda.
  • Ao todo, 44 profissionais brasileiros estarão na operação de resgate e apoio.
  • Em 2023, equipes paulistas já ajudaram no terremoto da Turquia, mostrando experiência internacional.

Durante a missão, que deve durar 15 dias, a equipe vai trabalhar em operações de busca e resgate de vítimas em prédios que desabaram. Eles vão usar equipamentos especiais, cães farejadores e técnicas conhecidas no mundo todo para localizar, acessar e salvar pessoas que estão soterradas.

Os profissionais também vão dar apoio humanitário à população atingida, ajudando nas ações organizadas pelas autoridades locais.

A missão brasileira terá um total de 44 profissionais, com integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de representantes da Anatel e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

A participação de São Paulo mostra a capacidade técnica do Estado em operações de proteção e defesa civil e sua experiência em missões humanitárias muito complexas. Em 2023, equipes paulistas fizeram parte da missão brasileira de resposta ao terremoto na Turquia, trabalhando ao lado de forças internacionais em operações de busca e salvamento.

O trabalho acontece em cooperação com o Governo Federal, que coordena a missão brasileira. Isso confirma o compromisso do Estado de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação entre instituições e a solidariedade internacional diante de desastres.