27 de junho de 2026

?? ºC São Paulo - SP
?? ºC Salvador - BA
?? ºC Cuiabá - MT

Jogadores do Flamengo e Palmeiras voltam da Copa sem jogar

Esportes Eliminação 27/06/2026 09:36 Fábio Tarnapolsky, do Estadão Conteúdo cnnbrasil.com.br

A seleção do Uruguai foi eliminada da Copa do Mundo de 2026 após perder para a Espanha. Três jogadores que atuam no futebol brasileiro, Arrascaeta (Flamengo), Piquerez e Emiliano Martínez (Palmeiras), não entraram em campo em nenhuma partida do torneio.

Flamengo e Palmeiras cederam vários jogadores para a seleção do Uruguai na Copa do Mundo de 2026. Mas o técnico Marcelo Bielsa não deu chance a três deles: Giorgian de Arrascaeta, Emiliano Martínez e Joaquín Piquerez. A seleção uruguaia perdeu para a Espanha nesta sexta-feira (26) e foi eliminada do Mundial, com vários atletas sem jogar um minuto sequer.

  • Três jogadores de Flamengo e Palmeiras foram para a Copa, mas não jogaram nenhuma partida.
  • Arrascaeta se machucou antes do torneio e só ficou bom no fim da fase de grupos.
  • Piquerez e Emiliano Martínez perderam a vaga de titular para outros jogadores.
  • Além deles, outros seis atletas do Uruguai também não entraram em campo.
  • Esta é a segunda Copa do Mundo seguida que o Uruguai é eliminado ainda na primeira fase.

Além dos jogadores de Flamengo e Palmeiras, outros seis atletas também não entraram em campo: Facundo Pellistri, José Giménez, Rodrigo Zalazar, Ronald Araújo, Santiago Bueno e Santiago Mele. Alguns não jogaram por causa de lesões, outros por escolha do técnico.

Arrascaeta, que é ídolo do Flamengo, sofreu uma lesão na panturrilha durante a preparação para a Copa e só ficou bom no final da fase de grupos. Mesmo assim, Bielsa preferiu não colocá-lo em campo, nem quando o time estava perdendo e precisava de um gol. Ronald Araújo, do Barcelona, também teve o mesmo problema e não jogou.

Curiosamente, Ronald Araújo também não jogou nenhum minuto na Copa do Mundo de 2022, no Catar, por causa de outra lesão. Naquele ano, o Uruguai também caiu na primeira fase, mas com 4 pontos. Em 2026, a equipe fez apenas 2 pontos.

Piquerez e Emiliano Martínez ficaram no banco de reservas em todos os jogos por opção do técnico. O lateral-esquerdo do Palmeiras perdeu a vaga para Juan Sanabria. Já o meio-campista era uma das últimas opções para o meio de campo, que tinha Manuel Ugarte, Rodrigo Bentancur e Federico Valverde como titulares. Bentancur e Valverde foram substituídos na partida contra a Espanha, mas Martínez não foi chamado para entrar.

O Flamengo ainda teve o lateral-direito Guillermo Varela, que foi titular em todos os jogos, e Nicolás de la Cruz, que começou no banco mas sempre entrava. Nenhum deles participou dos três gols que o Uruguai fez no torneio.

Os outros dois jogadores que atuam no Brasil e foram convocados foram Sergio Rochet, goleiro do Internacional, e Agustín Canobbio, atacante do Fluminense. Canobbio foi titular nos últimos dois jogos e levou cartão vermelho no fim da partida contra a Espanha. Rochet quase não jogou, mas entrou no segundo tempo contra os europeus depois que Fernando Muslera falhou.

Com a derrota, o Uruguai caiu na fase de grupos da Copa do Mundo pela segunda vez seguida. Mesmo com a regra que classifica os oito melhores terceiros colocados, o time não avançou. Quem avançou no lugar da seleção bicampeã mundial foi Cabo Verde, que estreou no torneio e vai enfrentar a Argentina na próxima fase.

Lista de jogadores do Uruguai que não jogaram na Copa de 2026:

  • Emiliano Martínez
  • Facundo Pellistri
  • Giorgian De Arrascaeta
  • Joaquín Piquerez
  • José María Giménez
  • Rodrigo Zalazar
  • Ronald Araujo
  • Santiago Bueno
  • Santiago Mele