22 de junho de 2026

?? ºC São Paulo - SP
?? ºC Salvador - BA
?? ºC Cuiabá - MT

Gasolina vai ter mais etanol e ficar mais barata, diz Alckmin

Economia Mudança 21/06/2026 16:06 G1-MT, FOLHAMAX folhamax.com

A gasolina vendida no Brasil vai ter mais etanol misturado, passando de 30% para 32%. A mudança deve baratear o combustível, ajudar o meio ambiente e fortalecer a agricultura. A decisão será tomada na quarta-feira (24) pelo governo federal. O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou a novidade durante uma visita a Mato Grosso.

A mistura de etanol na gasolina vai subir de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24). A decisão será tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin durante uma visita a Mato Grosso no sábado (20).

  • A gasolina vai ficar mais barata porque o etanol é um combustível mais barato que a gasolina importada.
  • A mudança vai ajudar o meio ambiente, já que o etanol polui menos que a gasolina.
  • A produção de etanol de milho vai ser estimulada, gerando empregos e renda no campo.
  • O Brasil pode se tornar autossuficiente em gasolina, sem precisar importar de outros países.
  • A medida é temporária e vale por 180 dias, podendo ser prorrogada.

Segundo Alckmin, o aumento do etanol na gasolina vai ajudar a reduzir o preço do combustível. Além disso, a medida traz benefícios para o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria no Brasil.

"Tem muito etanol de milho. O país produz o etanol e também produz o DDG (Grãos Secos de Destilaria). Então, na quarta-feira, a gasolina que tinha 27,5% de etanol e passou para 30%, agora vai para 32%. Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria que vai produzir etanol combustível e também ração animal", disse.

O governo federal informou que a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importar gasolina. Esse volume seria suficiente para o Brasil não precisar mais comprar gasolina de outros países, tornando o país autossuficiente no abastecimento do combustível.

Medida temporária

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida será excepcional e temporária. Ela vai valer por 180 dias, podendo ser prorrogada por mais 180 dias se o CNPE decidir.

A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor. A infraestrutura usada para importar gasolina poderá ser usada para distribuir outros derivados, como o diesel.

A medida faz parte das diretrizes da Lei do Combustível do Futuro. Essa lei é um conjunto de regras para aumentar o uso de energias renováveis e reduzir as emissões de poluentes no setor de transportes. Em agosto de 2025, a mesma política já tinha elevado o percentual de etanol na gasolina de 27,5% para 30%.

Produção de etanol de milho

A produção de etanol de milho no Brasil é um dos pilares do crescimento dos biocombustíveis no país. A previsão é produzir cerca de 9 bilhões de litros de etanol de milho, o que representa mais de 25% de todo o etanol produzido no Brasil, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

O Centro-Oeste é a região que mais produz etanol de milho. O destaque é Mato Grosso, que é o maior produtor do Brasil, concentrando sozinho cerca de 70% de toda a produção nacional. Em seguida, vêm Goiás e Mato Grosso do Sul.

Na safra mais recente, a produção estadual de Mato Grosso atingiu a marca histórica de 5,6 bilhões de litros de etanol. As projeções indicam um crescimento de mais de 16% nos próximos ciclos.